sábado, 29 de agosto de 2009

Posição Anatômica

A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições especiais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos).

Deve-se notar que não é a posição normal dos braços, que normalmente ficariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo).
O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido conceitualmente em planos.


O plano medial, sagital ou sagital medial passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situada próximo a este plano é chamado medial
, e o que está longe dele, lateral.

Um plano parasagital é paralelo ao plano medial, e muitas vezes dá-se a denominação de plano sagital ao plano medial.
O plano frontal ou plano coronal passa também pelo eixo maior (dos pés à cabeça), mas é perpendicular ao plano medial, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição à frente do plano frontal é chamadas antgerior
, ao passo que algo situado atrás desse plano é chamado posterior. (veja figura 03 e figura 04)

O plano horizontal, transverso ou axial atravessa o eixo menor do corpo, do dorso até o ventre , isto é, da posição posterior para a anterior. Denomina-se em superior e em inferior. Os nomes comuns e os termos anatômicos de várias regiões do corpo estão na figura 01 (delimitações).

Também encontramos as regiões dorsal e ventral figura 02


Regiões e Quadrantes AbdominopélvicosCavidades do Corpo

Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos. A figura 05 mostra as duas principais cavidades do corpo: dorsal e ventral.

A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por uma cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges), e por um canal vertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais.

A cavidade ventral do corpo está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. Como a cavidade dorsal, a cavidade ventral do corpo apresenta duas subdivisões principais - uma porção superior, chamada de cavidade torácica, e uma porção inferior, chamada de cavidade abdominopélvica.

O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.A cavidade torácica contém duas cavidades pleurais em torno de cada pulmão, e a cavidade pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração (Figura 06).

O mediastino (medias = meio; stare = parar, estar), na cavidade torácica, contém uma massa de tecidos entre os pulmões que se estende do osso esterno à coluna vertebral (Figura 06). O mediastino inclui todas as estruturas na cavidade torácica, excetoos próprios pulmões.
Entre as estruturas localizadas no mediastino estão o coração, o timo, o esôfago, a traquéia e muitos grandes vasos sangUíneos, como a aorta.A cavidade abdominopélvica, como o nome sugere, está dividida em duas porções, embora nenhuma estrutura específica as separem (veja a Figura 6).

A porção superior, a cavidade abdominal, contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso. A porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos. A cavidade pélvica está localizada entre dois planos imaginários, que estão indicados pelas linhas tracejadas da Figura 5.a.
Um resumo das cavidades do corpo é apresentado no Quadro 1.3.

Veja na figura 07: Plano Frontal, Plano Sagital, Plano Transversal, Plano Obliquo

Fonte:
http://www.sogab.com.br/floresdias/generalidadesII.htm
http://www.fernandosantiago.com.br/anato.htm
http://www.bartleby.com/107/
http://blog.uncovering.org/archives/2007/06/o_corpo_humano.html



4 comentários:

  1. gostaria de receber bem detalhado fotos de posição anatomica do corpo humano

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você explica muito bem, eu como estou no primeiro semestre de fisio consegui compreender o que foi publicado.
    Há você poderia colocar figuras.
    Obrigada.

    ResponderExcluir